Eu

Eu

sábado, 30 de maio de 2015

OS FILHOS DO ANTICRISTO

"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós". I Jo 2. 18-19
Seguindo o desafio proposto pelo meu irmão Eduardo Ferreira da Silva, posto o versículo de hoje. Gostaria de fazer o seguinte comentário: O Mal tem sua atuação desde tempos que antecedem a criação de tudo que entendemos como mundo. Nesse versículo João, chama atenção para operação do anticristo, que tem atuado nessa terra desde que ela foi criada e aumentando sua atuação na encarnação de Cristo. Para entender o anticristo é preciso estudo e seriedade, não fábulas. João afirma categoricamente que o anticristo tem saído de nós. Ele afirma isso condenando veementemente doutrinas que se espalhavam á sua época que eram contrarias a verdade de Cristo, principalmente o gnosticismo. É claro aqui que o anticristo se manifesta nas estruturas eclesiásticas e é nesse momento que temos que fazer a pergunta: O que este pregador/a, cantor/a, grupo musical está pregando é VERDADEIRAMENTE A PALAVRA DE DEUS? Ontem coloquei a passagem de Paulo em que fala que nos últimos dias teriam comichões nos ouvidos e dariam lugar a doutrinas de demônios. Perguntas simples: onde no evangelho está escrito que temos que acumular riquezas? Onde no evangelho está escrito que temos que pisar nossos inimigos? Onde no evangelho está escrito que TEREMOS SEMPRE VITÓRIA? Onde nos evangelhos somos príncipes e princesas? Onde no evangelho conquistadores do mundo? Onde no evangelho que devemos submeter o mundo ao poderio de Deus pela política? Onde no evangelho que Deus faz barganha para abençoar? Onde no evangelho eu posso determinar/mandar em Deus? É bom fazer como os crentes de Bereia, aquilo que esta sendo dito, corresponde a verdade bíblica ou são apenas fábulas de velhas? Antes de ficarem panicados com bobagens como chips de identificação, códigos de barra, cartão de credito internet, clones, papas e outras maluquices mais, olhem bem para o que você anda se alimentando. São pastos verdejantes? Porque tem milagre tem realmente Deus? Cuidado, Jesus mesmo nos disse e avisou para nos acautelar, para que não estejamos nós, ao invés de servos do Senhor, sermos servos do anticristo por absoluto comichão nos ouvidos.

ANJOS E DEMÔNIOS

"Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1.14
Seguindo o desafio proposto pelo meu mano Eduardo Ferreira da Silva, posto hoje o sexto versículo e gostaria de tecer alguns comentários sobre ele.
Existem inúmeras especulações sobre os anjos e outras até mesmo fantasiosas.
A bíblia fala dos anjos, mas, não se detêm em pormenores sobre eles. Sabemos que são criados, ou seja, foram criados por Deus, que são incontáveis e que possuem uma hierarquia. Anjos, Serafins, Querubins e Arcanjos. Possuem livre arbítrio, tanto que Lúcifer, que era da ordem dos Querubins desejou ser maior do que Deus e levou com ele 1/3 de anjos em sua rebelião.
Existem anjos do bem e anjos do mal (que degeneraram em sua rebelião contra Deus). Ambos possuem muito poder e sabedoria. Todos estão debaixo da Soberania de Deus, mesmo os rebelados e até satanás.
Anjos não devem ser adorados por serem criaturas e servos de Deus (o único digno de adoração é o Senhor), sempre que alguém que recebeu sua visita tentou adorá-los, eles negaram recebe-la.
Anjos agem a nosso favor a mando de Deus (Salmos 91) e não a nosso pedido. Eles vivem numa dimensão diferente da nossa, mas, podem penetrar em nossa dimensão, podem se apresentar em forma humana, somente obedecendo ordem de Deus e nunca por vontade própria.
Anjos não são onipotentes, onipresentes e nem oniscientes, somente Deus possui esses atributos. Sinto lhe dizer NÃO EXISTE ANJO DA GUARDA! NEM DE CURA, NEM ENTREGADOR DE CHAVE, NEM ENTREGADOR DE BANDEIRINHA, NEM COM VASSOURA DE FOGO, OU QUALQUER MALUQUICE DESSAS...
Crianças não viram anjos, o espirito humano é de outra natureza dos anjos, crianças, assim como todos humanos voltam para Deus e N'Ele vivem em plenitude.
Como disse anjos obedecem ordem de Deus, biblicamente vemos fazendo as seguintes ações: purificando do pecado (AT), enviando mensagens de Deus (AT), executando juízo de Deus (AT), consolando Jesus (NT), libertando Pedro da prisão (NT). Bom lembrar que no AT o Espirito Santo não habitava nos homens como agora e as ações de purificar pecado, trazer mensagens, discernimento, consolo são atributos d'Ele em nossas vidas, agora que habita conosco.
Há um grupo de anjos que já estão em prisão, supõem-se que sejam anjos que em Gênesis coabitaram com mulheres, mas, não há consenso sobre o assunto, sendo apenas especulações.
Assim como existe hierarquia entre os anjos de Deus, há entre os anjos rebelados. Existem especulações que anjos são "governantes" de nações, mas, não passam de especulações devido a declarações do profeta Daniel. Sobre anjos conhecemos dois: Gabriel, que diz de si mesmo que assiste diante do trono de Deus e vemos sua atividade de enviar mensagens em eventos especiais, as revelações de Daniel, Maria mãe de Jesus e Zacarias, pai de João Batista. O outro é o Arcanjo Miguel, identificado como príncipe de Israel (AT) e numa narrativa em Judas aparece disputando com satanás o corpo de Moisés e o repreendendo.
No mais o vemos em atividade no Apocalipse sempre sob ordem de Deus para executar seus juízos escatológicos.
Podemos concluir o seguinte: anjos estão sob domínio de Deus, fazem sua Vontade e somente Sua Vontade, não devem ser adorados (anjos que recebem e desejam adoração são os anjos rebelados), podem assumir forma humana e também revelar-se a nós (sempre sob ordem de Deus), eles trabalham a favor dos homens conforme as ordens de Deus (Não adianta pedir nada para anjo nenhum porque ele não pode fazer nada por você se Deus não o ordenar), eles são reais, são criados, tem outra matéria, vivem numa dimensão cósmica diferente da nossa, mas, penetram em nossa dimensão (sob ordem de Deus).
Anjos decaídos desejam adoração, são poderosos e podem infligir mal ao ser humano, além (opinião minha) de potencializar o mal no ser humano e alimentar-se desse mal, anjos decaídos se disfarçam de anjos de Luz, ou seja, são hábeis em engano, ou seja eles ludibriam exatamente naquilo que os anjos de Deus só fazem sob ordem de Deus, i. é, como são rebelados "dizem atender pedidos e receber adoração".
De tudo o que se pode concluir sobre isso é que Deus é Soberano sobre todos, em todas dimensões do Cosmos, que Ele é quem ordena tudo em nossas vidas, que é Ele quem ouve orações, que é Ele quem intervem em nossas vidas (se ordenando anjos não sei), é Ele que nos ensina, preserva, salva.
Anjos são coadjuvantes em tudo e nunca atores principais. Nesse enredo só existe um ator principal: Deus.
Candida Maria Ferreira da Silva


NA FORNALHA

"E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus". Daniel 3. 23-25
Hoje posto o quinto versículo do desafio proposto pelo meu mano véi Eduardo Ferreira da Silva. Quero tecer um pequeno comentário sobre esses versículos.
Em tempo de um evancangelho do "só vitória", de "pisa no inimigo", da "benção", da "unção", "dos eleitos" ou coisas parecidas andam minando o verdadeiro Evangelho, quero chamar a atenção para o que Jesus nos afirma: "No mundo tereis aflições, não desanimes, eu venci o mundo". Não há em nenhum versículo, capitulo, livro ou na história de vida de quem andou e anda no Caminho com Deus que sua vida tenha sido apenas bonança. Há os momentos de tempestades, securas, inundações, glaciais e também de fornalhas.
Todos conhecem a historia destes três jovens (se não conhece convido-o a ler o capitulo todo), que injustamente e por fidelidade a Deus são jogados numa fornalha. Ora, Deus não os livrou da fornalha (e eles eram fieis ao Senhor), Deus não apagou o fogo que ardia na fornalha, Deus não mudou a idéia de seus executores sobre matá-los de forma tão cruel, Deus não desapareceu com eles de dentro da fornalha...Não!
Deus andou com eles livremente na fornalha. Sim, eles estavam passeando pelo fogo, os três homens e o Rei viu outro "semelhante ao Filho de Deus."
A verdade é que Deus não nos livrará das fornalhas da vida, mas certamente nos dará capacidade de andar com Ele dentro delas.
A fornalha é lugar de purificação é onde o ouro e a prata são purificados.
Se você está diante da fornalha não adianta espernear...sinto muito, você entrará nela, mas, não estará sozinho. Terá que suportá-la, terá que passear por ela junto com o Filho de Deus e sair dela sem as cordas que antes te prendiam, purificado e tendo no meio do fogo visto a face de Deus. Nunca mais serás o mesmo!


OS PEQUENINOS

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Comentário: Evangelho é contra cultura, é um pensamento completamente daquele dominante na sociedade. Aqui os pequeninos são os pobres, os miseráveis, os excluídos, os invisíveis, os odiados, os párias sociais. Jesus não nos manda sermos complacentes com erros cometidos, se houverem, Jesus nos ensina a amá-los e a eles estender a mão em ajuda. E ajuda para Deus é observar o direito do pobre, defende-lo, lutar por uma sociedade justa, equânime, igualitária. Somos chamados a implantar os valores do Reino aqui e agora, e um deles é a defesa intransigente dos pequeninos, do órfão, da viúva, do pobre. Tanto que o jejum que Ele aprecia é estender a mão ao necessitado, defender o pobre, a implantação de uma sociedade justa. Nossas festas, orações, cantorias, ajuntamentos são abominação a Deus quando esquecemos, rejeitamos, nossa missão de sermos de forma profética e prática de implantarmos a justiça social. Evangelho não tem meio termo. O Caminho é estreito...pense nisso.

Cidade Santa - Coral & Orquestra Canaã



E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Apocalipse 21. 1-7

"ANDAR COM FÉ EU VOU QUE A FÉ NÃO COSTUMA FAIA" Gilberto Gil


"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé". Rom 1. 17
Prosseguindo com o desafio que meu mano Eduardo Ferreira da Silva me propôs, esse é o quarto versículo que posto. Queria fazer um pequeno comentário:
O Justo da sua fé viverá. Hoje fé é muito confundida. Ela se parece mais com um tipo de varinha de condão ou uma lampada magica que se "esfrega" e o gênio (deus) ao nosso serviço atende nossos desejos.
Fé não é isso, não é nada disso...vai muito mais além. Por isso escolhi a cruz como simbolo, não que a cruz ou qualquer imagem, pintura, seja um concretismo que nos medie a fé, nada pode mediar a fé.
Primeiro a fé é um dom de Deus, um presente, uma dádiva, que Ele concede de forma gratuita e irrestrita a todos os homens. Deus colocou em cada coração um "grão de mostarda" que se bem cultivado tornar-se uma frondosa arvore.
Segundo fé não é em alguma coisa, a fé se sustenta em Alguém, numa pessoa: Jesus Cristo.
Terceiro, por se sustentar, se desenvolver, se expandir numa pessoa, ela não se objetiva a coisas, a desejos (por mais sinceros e corretos que eles sejam), assim, ela não se orienta por boa vida, dinheiro, saúde, emprego, casamento feliz, filhos com sucesso, não....
Por ser completamente orientada a uma Pessoa, a fé prescinde tudo o mais. Para que se desenvolva ela não precisa ser satisfeita em nossos desejos, ela precisa ser satisfeita em Cristo, apesar de nossos desejos e até mesmo não os vendo satisfeitos mesmo que sejam legítimos.
A fé é luz nas trevas.
A fé é o leme do barco.
A fé é a força para atravessar o deserto.
A fé é a alegria na tristeza.
A fé é o consolo na perda.
A fé é o bálsamo na ferida.
A fé é ter esperança contra a própria esperança.
A fé é contemplar o invisível como se ele já fosse.
A fé é a certeza de que Deus nos Ama, nos quer bem, mesmo quando tudo parece ao contrario.
A fé é louvar a Deus mesmo quando se recebe o não.
A fé é viver com o espinho na carne.
A fé é a fé.

CARREGUE SUA CRUZ!


"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" Mateus 16.24
Hoje posto o meu ultimo versículo do desafio proposto pelo meu mano véiEduardo Ferreira da Silva Ferreira da Silva, a galera que convidei não deu continuidade, pena....mas eu gostei e acho que vou prosseguir postando versículos e comentando sobre eles.
O de hoje me fez lembrar sobre uma conversa que tive com minha manaMarcia Cristina Fernandes , sobre o Fabio de Melo e uma ministração que, segundo ela, ele fez nesta passagem.
À época lembro ter perguntado a minha mana o que Jesus queria dizer com: carregar sua cruz.
Normalmente e eu mesma já ministrei nesse ponto de vista entendemos o "carregar a cruz" como nossas lutas, tribulações, perseguições...Mas, eu comecei a pensar, em Isaías 53 o texto diz que Jesus levou sobre si as nossas dores, nossas enfermidades e o castigo que nos trás a Paz estava sobre Ele e que por suas pisaduras somos sarados.
Jesus nos convida a trocar nosso jugo, que nos deixa cansados, pelo seu fardo que é leve.
Ora se Jesus consumou na Cruz a nossa condenação rasgando a cédula que havia contra nós e agora não temos condenação sobre nós, que cruz é essa?
Os apóstolos Paulo, Pedro e Tiago (irmão do Senhor) nos exortam a nos alegrarmos, a nos regojizarmos, pelas tribulações e lutas que passamos na vida. Onde então está a cruz?
A primeira ordem nesse versículo é: RENUNCIE A VOCÊ MESMO! Essa é a primeira ordem...seguir Jesus requer renuncia da construção fantasiosa que fiz de mim mesmo através da sociedade, da cultura familiar e de meus desejos internos. É um despir-se para encontrar sua verdadeira identidade em Deus, aquela que Ele projetou para nós e que já somos/ainda não sendo.
E como se dá essa renuncia? Na cruz...
Paulo afirma que esta crucificado em Cristo, vivendo não mais ele, mas, Cristo vivendo nele.
Essa é a cruz que tomamos todos os dias: a cruz onde crucificamos o nosso si mesmo, pois todos os dias somos levados ao matadouro. A cruz onde pregamos a sarquê (carne) a nossa natureza inimiga de Deus, que não pode ser minimizada, escondida, mas precisa morrer na cruz e isso é todo dia, por isso todo dia a cruz é o lugar de morrer: orgulho, inveja, mentira, cobiça, maledicência, ira, inimizades, prostituição, todas as obras da carne já listadas por Paulo.
Não estou falando de moralidade gente, nem de moralismos, nem de santidades performáticas de mulheres vestidas de mortalha, e sinais de espiritualidade com rodopios, "línguas", pulos, gritos e coisas desse tipo (que tem mais haver com histeria do que com espiritualidade).
Estou falando de consciência do Evangelho que nos faz perceber nossa humanidade e dependência da Graça de Deus. É essa consciência, essa dependência, que nos faz renunciar e crucificar todos os dias o nosso si mesmo, a nossa identidade falsificada para que encontremos a identidade que Deus já nos deu e construiu.
Por isso santidade não é performática, nem externa, nem de roupas, nem de atividades, prodígios, milagres, nem de culto, nem de suposta línguas estranhas, nem rodopio, nem sapateio, nem de urros, nem de sopro...não...
Santidade é a construção paulatina de nossa identidade em Deus, enquanto na cruz morremos todos os dias, cada dia, cada experiencia, cada deserto, cada vale, cada montanha escarpada, cada momento solitário, cada fornalha, para nossa identidade mentirosa, fantasiosa, falsa.
Carregar a cruz....pregar-se com Cristo nela cada dia, a cada amanhecer...e assim seguir....
Candida Maria Ferreira da Silva


domingo, 10 de maio de 2015

Ave Maria no Dia das Mães.



A Maria que eu conheço, da outra, só tem o nome.
Ave Maria, daqui do Brasil,
dos anos dois mil, até quando?
Do seu ventre vão brotando sem "Anunciação"
muitos meninos morenos,
pobres,
nazarenos,
que vão vivendo a "Via Crucis"
lá no alto do morro,
carregando fuzis,
e, de lá mesmo despencam,
mortos,
dilacerados, aos dezesseis.
Nunca aos trinta e três.
Ave Maria, a que eu conheço,
lá da favela "Galiléia"
não tem consolo de "Martas " nem " Verônicas ",
e chora por seus filhos,
esfregando , torcendo a lágrima
na roupa da bacia,
pendurando a dor no varal.
Maldita Maria entre as mulheres,
às vezes " Madalena "
que se deitou com tantos " Josés ",
cachaceiros, arruaceiros, violentos.
Mas o "Senhor" é convosco em cada filho que enterras,
em cada pranto que sufocas,
limpando o chão dos " Escolhidos ".
Ave Maria da Silva,
rogai por nós, que somos "Pilatos ",
lavando as mãos sobre as suas misérias,
que não dividimos contigo os peixes e os pães.
Maria da Silva do Brasil,
rogai por nós,
agora e na hora de sua morte.
Amém !

Dayse Mary Andrade

A foto é de Carolina de Jesus. Negra, favelada e escritora. (OM)


sexta-feira, 8 de maio de 2015

O JOGO DA VIDA OU A VIDA É UM JOGO?




“Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
Mas, aprendendo a jogar”
Elis Regina

Se futebol tem a ver com a vida como historiadores e cientistas sociais tentam provar em suas teses, sobre futebol, política, cultura e sociedade eu não sei, um estudioso em Londres acabou sua tese de mestrado sobre a imagem do Brasil entre as Copas de 1950 e 2014, fazendo analise do conteúdo dos discursos da mídia estrangeira na cobertura de ambas as copas, bem interessante, não? Antes, segundo ele nós éramos a país da borracha, do café e subdesenvolvido, nesse ínterim entre 1950 a 2014, estereótipos ao nosso respeito foram sendo criados e se consolidando: país do futebol, povo alegre e sensual, povo cortês, país do caos político e social (como se fosse só aqui!), eu acrescentaria o país sem racismo, das mulheres de beleza exótica e de muita mulata com bunda de fora, hipersexualizadas e disponíveis. Mas, não vou fazer uma tese sobre o assunto, apesar de achar interessante. Sobre futebol e a vida arrisco alguns pensamentos. Você pode concordar, discordar e até acrescentar, afinal estamos falando da vida e nela não existe verdade absoluta, não é mesmo? Então vamos lá!
* Tem início e fim, então precisamos aproveitar o intervalo;
* É preciso empenho, aprimoramento, técnica e estudo para se jogar bem o jogo;
* Quanto mais sentimento de companheirismo, coletivismo, de interdependência com o Outro maiores a chance de vitória;
* Time que dependente apenas de um craque pode ganhar ou pode perder, principalmente quando encontra um time-coletivo;
* Aquele que pensa que é o melhor em campo e despreza os companheiros acaba sozinho;
* A Vitória, os holofotes, são passageiros, logo vem outro jogo e outro craque;
* O craque de hoje pode ser o bagre de amanhã;
* O bagre de hoje pode ser o craque de amanhã;
* Nem sempre o melhor é o que ganha;

* Tem os que torcem contra e aqueles que torcem a favor da gente;
* Tem uns que torcem calados, outros fazem muito barulho, uns de bem perto, outros de longe, mas, tem sempre alguém torcendo ou pra gente ganhar ou pra gente perder;
* Às vezes a gente perde vergonhosamente porque o jogo foi comprado ou roubado;
* Por outras a gente perde vergonhosamente por incompetência própria;
* A vitória do campeonato por vezes vem depois de uma longa espera;
* Tem jogo que a gente ganha de virada;
* Tem jogo que a gente perde por entrar de salto alto e achar que já ganhou;
* Tem jogo que é dos grandes, vence aquele que sabe administrar paciência, oportunidade e visão;

* Tem o jogo que a gente perde, mesmo tendo tudo na mão, porque o adversário faz o gol no minuto final;
* Tem aquele jogo que a gente paralisa e perde de 7 X 1;
* Tem jogo da revanche, as vezes a gente espera muito, muito, muito tempo, mas, chega o dia que devolve a goleada;
* Tem o jogo retrancado, que o adversário mais fraco faz o gol e depois se fecha todo, dando muito trabalho pra gente e as vezes saindo vitorioso;
* Tem o jogo completamente imprevisível, acontece coisas que você nunca esperaria acontecer!
* Tem jogo desleal:
* No jogo você as vezes leva muito carrinho, bola alta, bola nas costas, impedimento;
* No jogo muitas vezes é você quem dá o carrinho, a bola alta, a bola nas costas e faz o impedimento;
* Tem jogo que a gente leva o maior frango da vida!
* Tem jogo que a gente faz a maior e mais maravilhosa defesa da vida!
* Tem o jogo de vida e morte: é mata ou mata!
* Tem o jogo da prorrogação, esse tem que aproveitar as oportunidades quando acontece;
* Tem jogo que é de despedida;

* Tem jogo que é uma celebração;
* Tem jogo que é a favor do Outro;
* Tem jogo que só se ganha na raça e no coração;
* Tem jogo que a gente perde por descuido;
* Tem jogo em que somos substituídos;
* Tem jogo em que mostramos todo nosso valor que pensamos ter perdido;
* Tem jogo que a gente ganha só por ter fé;
* Tem jogo que a gente perde por não ter fé;
* Tem o jogo impossível que a gente ganha só por intervenção divina e Ele é que é o Campeão;

Assim é a vida...vamos lá, vamos jogar, o placar a gente não sabe, mas, enquanto estamos no campo, não podemos sair do jogo, precisamos perseverar, treinar, se aperfeiçoar, acreditar, nunca desacreditar que vale a pena estar no jogo, seguir as orientações do Professor, porque Ele conhece nosso talento e sabe como nos fazer jogar o melhor do nosso jogo e só quando o Arbitro apitar, apontar o centro, levantar a bola e que se chegou ao final. Será?