Eu

Eu

sábado, 11 de julho de 2015

PROFECIA, PROFETADAS E ADIVINHAÇÕES!


Quando eu começei no evangelho havia uma corrente, postulada ainda por alguns, de que alguns dons haviam cessado. Era uma disputa de "maior espiritualidade" entre tradicionais e pentecostais. A segunda benção, batismo com o Espirito Santo que manifestava um "falar em línguas", "Profetismo" e outros "dons", sempre relacionados a fatos "sobrenaturais como milagres, curas e etc.
Vamos colocar os pingos nos "is" A lista de dons, e aqui o "carisma" do Espirito Santo, não talento natural da pessoa, e nem o Dom do Espirito Santo, que é na conversão o batismo no Espirito Santo e recebendo-o em nossas vidas que nos sela para o Senhor e inicia o processo de regeneração e santificação em nós.
É citada em Romanos 12 e Efésios 4. Toda pessoa nascida em Cristo, batizada no Espirito Santo, habitada por Ele tem um ou mais dons listados nesta passagem. Os dons interagem em mutualidade no Corpo de Cristo, trazendo além do crescimento a comunhão.
Como se descobre o dom que possuo? Sem testinho pelo amor de Deus....NÃO! Relacionamento com Deus, amadurecimento espiritual, pessoal, vai levar você exatamente onde Deus quer que você esteja e a maneira que Ele quer usá-lo. Isso é assunto entre vocês.
Eu aprendi devagar. Eu tenho dom do ensino e de profeta. Deus usa meus talentos naturais, muitas vezes exatamente para manifestar os dons que Ele me concedeu.
Cada dom se manifesta conforme a singularidade de cada um. Meu irmão Eduardo Ferreira da Silva tem dom de mestre e evangelista. Ajk Hassen tem o dom pastoral. Meu amigo Felipe André tem o dom do serviço, igual ao do meu amigo José Pinheiro de Carvalho. Minha cunhada Marli tem o dom de misericórdia e socorro, ela gosta de ajudar pessoas e se mobiliza para orar por elas. Isso faz o Corpo de Cristo vivo na terra. Os dons não tem hierarquia, nenhum é melhor do que o outro, eles se complementam, dialeticamente se retroalimentam para a Glória do Senhor.
Em I Corintios 12 Paulo fala de uma outra lista e se você prestar bem atenção no versículo sete ele diz: "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil".
Aqui o apóstolo esta falando de manifestações uteis do Espirito Santo que é dada a nós conforme a necessidade e seu querer e nelas vamos encontrar a manifestação de línguas, da palavra profética, da cura, palavra de sabedoria, sinais e maravilhas.
Sendo uma manifestação ela pode ser dada a qualquer pessoa nascida em Cristo, seja novo na fé ou já veterano. Ela pode ocorrer uma ou mais vezes por determinação do Espirito Santo. Ninguém tem dom de cura, porque quem cura é Deus, então nós somos meros veículos através da oração em que Deus manifesta a cura ao doente, simples assim....por isso não tem cura com hora marcada, nem "super crente santificado detentor do dom de cura".
A oração toca todas as pessoas ao redor do mundo, aí de sua sala, quarto, no momento dos seus afazeres, no ônibus, onde você estiver Deus pode manifestar milagres, sinais, maravilhas e curas em lugares em que você nem imagina e muitas vezes sem que você saiba!
Mas, meu foco não é falar de cura. E sim palavra profética. A palavra profética por excelência é a bíblia. Toda pessoa já teve a experiencia de ouvir uma ministração e pensar "esse pastor/pastora/padre tá falando da minha vida!" ou de ouvir uma ministração que vai de encontro a uma necessidade, uma duvida, uma anseio, que dá uma direção, que conforta, consola, que edifica e fortalece quando estamos fracos. Essa é a profecia por excelência. Que ocorre também quando estudamos ou lemos a Palavra junto com o Senhor e Ele nos fala ao profundo do coração.
Mas existe a palavra profética como manifestação para atender uma necessidade especifica. A palavra profética pode se manifestar durante a pregação. Uma vez ouvindo Pr. Horácio Dias pregar, passando por um momento muito difícil, a certa altura ele disse a seguinte frase: "Você esqueceu daquilo que eu sou capaz de fazer." Aquela frase retumbou meus ouvidos a dentro e eu sabia que Deus estava me falando: "Você esqueceu do que eu sou capaz de fazer? Até o impossível? E vi Deus realmente fazer isso!
Em 2004 ou 2005 fui a Cuiabá, qdo morava em S. J. de Quatro Marcos e fiquei hospedada próximo a uma igreja batista, era quarta feira e a dona da casa insistiu para que eu fosse ao culto de oração, o mais engraçado é que ela não ia, mas, insistia que eu fosse. Chagando lá, o culto tinha meia duzia de gatos pingados e o pastor pregava em Isaías 40. 31 e ele disse a seguinte palavra no momento da pregação: "Deus vai levar você aonde você quer chegar, mas, por agora enquanto você ainda não chegou, no caminho Ele trabalha em sua vida, porque o importante não é você chegar, mas, como você vai chegar". Só eu sabia o que Deus estava me dizendo, só eu sabia. E como toda profecia verdadeira se cumpriu!
A palavra profética pode vir numa musica, num louvor, num versículo, num bate papo com um amigo ou numa forte impressão em seu coração (menos usual).
Por outras ela pode vir daquela maneira clássica em que Deus manifesta-a através de alguém de forma direta. Falando através daquela pessoa diretamente a pessoa. Essa palavra profética deve ser cercada de cuidado e provada por quem a recebe. Porque é uma ação extraordinária de Deus para aquele que Ele quer falar e não corriqueira.
Primeiro, ela costuma revelar a profundidade de nosso coração, coisas que (a pessoa usada na manifestação não sabe) só você e Deus conhecem;
Segundo, ela é uma palavra especifica para uma necessidade especifica da pessoa: consolo, edificação, direção;
Terceiro, NUNCA, NUNCA usada publicamente para correção expondo a vida de outra pessoa, NUNCA!
Quarto, NUNCA, NUNCA prevendo o futuro. Isso é adivinhação e Deus condena.
Coisas do tipo: vou te dar uma casa, um casamento, você deve casar com a pessoa X, não deve casar com a pessoa Y, vou colocar teus inimigos debaixo dos teus pés, vou te exaltar...é tudo conversa fiada. Muita gente tá frustrada, cética, infeliz, por conta dessas bobagens.
Deus não brinca conosco. Deus não mente. Deus não muda de idéia. Para fazer algo por nós Deus não depende de nossa fé, nem do nosso bom comportamento, Ele faz e pronto porque o faz pela Graça.
A mente humana é ainda um mistério e muitas capacidades nossas foram mergulhadas no inconsciente (Alexei Fernandes sabe melhor do que eu) e que em algumas pessoas são latentes e estimuladas. Por vezes o profeta por carinho a pessoa deseja aquilo e fala aquilo que esta no seu coração, isso aconteceu comigo muitas vezes, as irmãs por carinho viam ou profetizavam coisas que não aconteceram.
Ah eu ouvi a profecia que devo casar com X umas duzentas vezes, de pessoas diferentes. É você deve ter ouvido sim, assim como muitas outras pessoas agora completamente infelizes. Sempre digo NÃO DÊ OUVIDOS A PROFECIA DE CASAMENTO!
Casar é uma escolha sua sob a direção de Deus. Deus vai mostrar tão claramente para você e você escolhe o que fará, sabendo que não existe amor romântico Romeu e Julieta, mas, escolha, construção, diálogo, renuncia, parceria, muita luta, muito perdão, muita reconstrução da relação, muita costura pela vida, que pode dar certo ou não...Porque se der certo: Ah, Deus abençoou? E quando dá errado? Deus amaldiçoou? Mas, não tinha sido profetizado? Então Deus mentiu?
Temos livre arbítrio e Deus nos respeita, tomamos decisões e Deus as respeita. Ele como sabe TODAS AS COISAS nos alerta muitas vezes para não adentrarmos por determinado caminho, mas, nos vamos e somos responsáveis, os únicos responsáveis pelas decisões que tomamos. Nem o diabo é.
Pode haver um espirito de engano na boca do profeta: SIM! por isso prove-o!
Entenda que a palavra profética acontece em momentos especiais, de necessidade muito pessoal e não é um sistema de adivinhação. Não entre nessa! Cuidado com as Pitonisas de Endoor que tem levado muitos a morte espiritual e até a loucura! Fui vitima de uma e eu sei o que é isso!
Por isso o melhor conselho, mantenha-se atento a voz de Deus ao seu redor, Ele está a todo tempo falando com você. Por vezes a voz da nossa ansiedade, temores, de outras pessoas, de nossos desejos nos invade e diante dos nossos olhos Deus esta mostrando o caminho a andar, a solução, se é hora de parar, de ficar em silencio.
Por outras sem que você nem imagine Ele coloca diante de você caminhos novos, desafios, abre portas, pessoas para te abençoar, socorrer, cuidar....nada com Deus pode ser dito será assim...Ele faz coisas incríveis. Ele é o Deus muito mais além do que pedimos e pensamos.
Realiza sonhos, até os mais secretos do seu coração, dá novos sonhos no lugar daqueles falidos, nos surpreende trazendo novidades em nossa vida que nunca imaginávamos que poderiam nos acontecer.
Então fique atento, olhe ao seu redor, preste atenção, Deus está falando agora mesmo. Esta respondendo sua oração. esta lhe dando um presente. Aceite-o...PS: Muitas vezes Deus faz conosco como fez com Ester e Noemi, Ele despedaça nossos sonhos e sofremos, mas SOMENTE ELE SABE OS PLANOS QUE TEM PARA NOS. Assim como elas voltaram amarguradas para sua cidade
, era ali que Ele as queria pra começar uma nova historia e uma nova vida. Pense nisso!



Um comentário:

  1. Candida como estou feliz, por estar aqui lendo o seu texto, assim como Ester e Noemi, meus sonhos foram desfeitos e despedaçados e, estava amargurada, mas foi aqui que encontrei paz. Não sei o que Deus quer de mim e a todo momento, quando tenho dúvidas, me coloco nas mãos Dele. Recentemente, numa súplica que fiz veio na Palavra: NÃO DESISTA, mas tão repetida, que achei que era para mim. Então, continuei aqui.
    Hoje, na dúvida entre o que fazer, seu texto me fez refletir, que Deus quer que eu vá em frente.
    Sou muito grata por lhe conhecer e, por escrever de forma que nos toca a alma, despertando nossos sentimentos, que teimam em adormecer.
    Obrigada, que seja sempre abençoada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir