Eu

Eu

quinta-feira, 18 de junho de 2015

O anticristo está entre nós!



Com esse título fiz minha primeira incursão sobre o assunto, muito mais com minhas impressões pessoais do que baseada em alguma leitura. Incentivada por Silvia Geruza, escritora, sexóloga e membro da igreja Betesda de São Paulo, adquiri o livro O Anticristo – na bíblia e na história de Ricardo Gouveia.
O livro é resultado de um trabalho de pesquisa de 20 anos do autor sobre o tema. O resultado é um primoroso trabalho de pesquisa, extenso e profundo. O autor começa sua pesquisa naquilo que chamarei demonologia de povos antigos, como persas e babilônicos. Povos estes que influenciaram decisivamente a cosmogonia judaica. A trabalho de pesquisa avança pelo AT e NT, notadamente os evangelhos, as cartas paulinas, joaninas e o Apocalipse.
Também enfoca personagens históricos como Antioco Epifânio, Nero, Calígula e outros imperadores romanos. Após análise dos escritos apostólicos, o autor, começa a análise dos estudos dos Pais da igreja, apresentando uma pequena biografia, suas influencias, pesquisa e conclusões. Da mesma forma com os teólogos católicos e depois os protestantes.
A análise continua entre os teólogos contemporâneos: liberais, anti-liberais e os atuais. Um estudo a parte trata somente do a-milenismo, pre-milenismo e pós-milenismo. Para fechar com um breve resumo do que foi visto e as conclusões do autor.
O livro, antes de dar respostas, abre para mais questionamentos e mais pesquisas. É um livro sem fantasias, fábulas, panicamento e alucinações, mas, extremamente sério e equilibrado.
Dito isso volto a escrever sobre essa figura que desperta tanto interesse, fantasias e especulações alucinatórias.
A primeira lição que temos que tirar é que o Mal sempre existiu. Ele existe antes da criação do cosmo e do mundo que vivemos, nasceu num tempo a-temporal e atua vivamente na terra se opondo a Deus desde a eternidade e em nosso mundo desde a criação. Concluímos então que o Mal é presente na Terra e representado através de figuras míticas criada por religiões, mas, também por entes reais, de natureza diferente da humana, que invadiram nossa dimensão e tem como objetivo principal se opor a Deus e a sua obra salvífica.
A encarnação, o ministério terreno, a crucificação e ressureição de Cristo deflagraram o eschaton, isto é, o Apocalipse já é e também se constituirá num tempo futuro. Mas, a percepção que o Apocalipse já se desenrola aos nossos olhos, que vivemos dentro dele, e que o Anticristo SEMPRE ESTEVE E JÁ SE ENCONTRA ENTRE NÓS, aperfeiçoa nossa percepção espiritual das lutas que estamos travando. Bom lembrar, quando Cristo disse: Esta Consumado, este mundo (sistema governador por satanás acabou).
‘’ Que o Senhor Jesus Cristo dê visão a sua igreja para que vejamos o anticristo em sua existência total, em natureza multifária. O anticristo não é apenas um único individuo, mas, também uma realidade plural, e até mais que isso, ele é o princípio do mal por trás de cada palavra e cada ato anticristão” (GOUVEIA,416)
Um ponto que quero chamar atenção e que escrevi no meu primeiro artigo são as duas facetas desse ANTI. Ele é tanto OPOR como TOMAR O LUGAR DE...A ambição do anticristo, além de se opor, é o de tomar o lugar de Cristo...o lugar da sua divindade, o lugar de sua honra, o lugar da sua adoração. É sua ambição inicial “farei meu trono acima de Deus”.
Em meu outro artigo chamei atenção para as “novidades de avivamento”, “teologia da prosperidade” e “milagreiros de plantão. Antes que algum alucinado aponte o papado, a igreja católica, fique fazendo contas de quantos papas já ocuparam o trono de Pedro, chamo sua atenção para que faça seu dever de casa, deixe os católicos fazerem o deles e olhe para o seu arraial.
João é enfático ao dizer que o “Anticristo tem saído do meio de nós”. Isso mesmo, a igreja do Anticristo está se desenvolvendo como um parasita dentro da igreja de Cristo. A figura mais emblemática seria do filme Alien, em que o parasita se instala no hospedeiro humano e depois saí de dentro dele arrebentando tudo. É, mais ou menos isso. A igreja do anticristo como um parasita se instalou na igreja de cristo e nela tem se desenvolvido.
“Refiro-me à igreja do anticristo, imiscuída com a Igreja de Cristo, presente dentro das instituições eclesiásticas e que se confunde com a própria tendência institucionalizante.” (GOUVEIA, 416)
Gouveia, lista doze características básicas que servem de indicadores para analisar se uma igreja está se transfigurando numa igreja do anticristo:
1.     Abandono da pregação enfática da Graça – absoluta e radical de Deus, como favor imerecido, Graça divina derramada sobre todos, fundamental em sua justiça, seu perdão incondicional oferecido a todos e seu amor infinito por toda a humanidade e toda a Criação.
2.     Adoção de uma imagem de Deus Inapropriada – em que a ênfase recai nas metáforas de Deus como Rei e Juiz, em vez de a ênfase recair propriamente nas metáforas de Deus como Pai e Pastor da humanidade, a partir das quais as anteriormente mencionadas podem e devem ser compreendidas.
3.     Satanização de Deus – anulando a revelação de Deus em Jesus Cristo em nome de certas noções judaicas e gregas que tornam Deus incompatível com a pregação de Cristo e de Novo Testamento, e o aproximam da figuras pagãs de deuses de guerra tirânicos e exigentes, ansiosos pela construção de um império de escravos submissos e estupidificados, com desejos de domínio e supremacia, e intolerância à desobediência.
4.     Blasfêmia contra Deus – tornando-o responsável pelo sofrimento e miséria da humanidade, sugerindo, contrariamente ao Texto Sagrado (I Tm 2.4), que Deus precisa e deseja castigar a humidade por causa do pecado, mesmo após o Evento de Cristo, contrariando o ensino da Bíblia em nome de uma compreensão equivocada e epistêmicamente ultrapassada do conceito da soberania divina, não como um culto idolátrico de Deus, agora transformado, por meio de uma recuperação indevida da cosmovisão veterotestamentária, calcada no que chamamos hoje de “pensamento magico”, comovisão está claramente ultrapassada historicamente pelo desenvolvimento racional da humanidade, fruto da Graça comum, e também superada pelo Evangelho de Cristo, que propõe entre outras coisas, a rejeição tanto do paganismo como do judaísmo.
5.     Idolatria de Jesus – Transformando a pessoa de Jesus Cristo na figura de uma espécie de “santo forte” fazedor de milagres e maravilhas, um “santo bom e confiável” típico das crendices populares e da fé infantilizada das massas, em vez de Jesus Cristo Senhor e Mestre, que  convoca ao seguimento e ao discipulado, e separado, assim, a “fé em Jesus” da “fé de Jesus”, já que os Evangelhos e Novo Testamento permanecem desconhecidos, sem que se enfatize a importância de conhecer Jesus através do texto Sagrado, e de interpretar o mesmo à luz do seu contexto histórico, igualmente ignorado e desconhecido, até mesmo pelas lideranças.
6.     Ênfase nos números e no crescimento financeiro e institucional – da denominação, numa clara demonstração de ânsia de poder, e utilização de estratégias extraídas das ciências organizacionais, estratégias estas calcadas na persuasão publicitária, na manipulação dos costumes e valores das pessoas e, portanto na objetificação dos seres humanos.
7.     Utilização performática de milagres e maravilhas – como forma de persuasão e manipulação, e pratica de estelionato espiritual, abusando inescrupulosamente da inocência e da credulidade das pessoas mais carentes financeira e intelectualmente com a finalidade de obter crescimento empresarial.
8.     Assédio e discurso abusivo em geral, para fins de controle, e principalmente na cobrança do dizimo – e no ato de pedir ofertas, caracterizando extorsão, com ameaças de maldição, e inoculando sentimento de culpa na mente dos fiéis, dizendo ser o dizimo um mandamento neotestamentario, o que não é verdade, e usando expressões como “roubar Deus”.
9.     Imposição de propostas rígidas de conduta – para fins de controle e disciplina, que implicam em um neonomismo (que não acreditam na Graça e na ação sobrenatural do Espirito Santo na transformação da mente do homem e sim na observância da Lei) legalista contrário e avesso a liberdade obtida em Cristo, abandonando os princípios de liberdade tão claramente apresentados no Nono Testamento, tanto nos Evangelhos, pelo próprio Jesus Cristo, como por Paulo em suas epístolas.
10. Afastamento Sectário da sociedade – a pregação alienante e espiritualista, levando crentes a se tornarem distantes de sua própria cultura, de sua etnia, de seu país, e da humanidade como um todo, vendo-se farisaicamente como separados e superiores, ignorando os problemas sociais, políticos e econômicos do país e da humanidade, e esperando apenas pelo fim do mundo e o Paraíso como recompensa pelo seu bom comportamento.
11.  Obscurantismo Intelectual – propondo que os cristãos devem se abster de ler livros ou revistas ou ver filmes que seriam prejudiciais a fé. Uma vez que a fé verdadeira é inabalável, só a ignorância dos pastores e líderes, ou o desejo de controle, podem justificar essa pratica de infantilização das mentalidades. Aplicações de práticas e métodos que visam paralisar o desenvolvimento psíquico e intelectual das pessoas, estabelecendo uma infantilidade perene, tornando as ovelhas mais doces e fáceis de manipular.
12.  Dogmatismo – isto é, o engessamento e absolutização de marcos categorias metateóricos que nada tem divinos, mas que são, ao contrário humanos e historicamente condicionados, tendo surgindo através dos tempos em diferentes circunstancias e por causa delas. O dogmatismo é a fibrose da mente; é o cancro da inteligência. O dogmatismo não é um fenômeno exclusivo da religião, existe na arte, na ciência, na política e no esporte. A boa religião não é dogmática. Jesus Cristo REVISOU O ENSINO VETEROTESTAMENTÁRIO, e dessa forma, restaurou o sentido e o espirito da antiga aliança que o tempo havia obscurecido.
Quis retirar literalmente do livro nas páginas 418 e 419 para não perder a essência do texto. Acrescentaria a Teologia do Domínio/Reconstrucionismo, vinda dos EUA, da direita americana que propõe estabelecer o reino de Deus pela força da Lei e da Política, são neonomistas, dogmáticos, sectários em relações a minorias, querendo fundar um Estado Teocrático, usando da força e desconsiderando a ação do Espirito Santo. É a mesma que tem penetrado na política brasileira e levado crentes ao obscurantismo, sectarismo, dogmatismo e comportamento persecutórios com minorias.
Estar atento a essas características é UM DEVER NOSSO, Cristo nos advertiu, uma igreja, um pastor, pastora, denominação, cantor/cantora evangélico, grupos de louvor podem vestir a capa de cristãos, mas, há muito deixaram de fazer parte do Corpo Místico (Igreja Mística de Cristo). Então pare a analise bem o que você anda alimentando seu espirito, as práticas de sua comunidade, o que você anda “louvando” por aí…Tem certeza que são de Cristo?
Outro fator importante é compreender que o anticristo se manifesta nas estruturas políticas, econômicas e sociais. Estados repressores, assassinos, perseguidores, que descumprem seu papel de bem estar ao cidadão, ideologias sectárias, separatistas, economias que beneficiam apenas uma pequena parte da sociedade, que produzem miséria, sofrimento, violência e dor, estão na contra mão do Deus da cidadania, que ouve o clamor do pobre, que se levanta a lhe fazer justiça. Convido-os a fazerem uma leitura séria dos profetas menores, de Isaías e do Pentateuco para que observem a legislação inspirada por Deus que se preocupava com o bem estar do povo, principalmente dos mais pobres, trazendo cidadania, num tempo em que ninguém nunca havia sequer pensado nisso.
O princípio do mal está na sociedade, modos de viver, pensar, agir, contrários a Deus é do anticristo. Vivemos numa sociedade anticristo com certeza e nenhum de nós escapa a sua influência, porque a sociedade é um princípio abstrato, mas, nós somos concretos e nossa natureza maligna é sempre anticristo, ora se a sociedade é o conjunto de todos nós, logo todos nós temos o princípio do Mal. A oração de Davi para que Deus o sonde e veja se há algum caminho mal em seu coração e o guie pelo caminho eterno, deve ser nossa oração todo dia. Todo dia devemos nos converter dos nossos maus caminhos. Todos os dias devemos apresentar a Deus nosso coração e deixar que Ele nos sonde e nos guie por suas veredas. Ai de nós se não fosse a Graça derramada na Cruz.
Por fim, se o anticristo antes da Parousia se apresentará como um indivíduo que será a encarnação de todo mal, de duas faces: tirânico político e falso Deus? É uma possibilidade que não pode ser descartada. É o Utah? Sei lá..rsrsrs....E não devemos nos preocupar com isso.
Mas, devemos estar muito atentos ao agir do anticristo agora, nesse momento, no hoje, nas entrelinhas do engano, em figuras que se dizem de Cristo, tanto na estrutura eclesiásticas, com palavras bonitas, quanto na política que fazem cruzadas (aparentemente justas), mas, que estão longe de o serem.
Não deu pra fazer um texto pequeno, nem tinha como. Incentivo a você a leitura do livro O Anticristo na bíblia  e na história de Ricardo Quadros Gouveia, da Fonte editorial. Que lendo-o faça suas reflexões e tire suas conclusões.
Vale aqui o alerta de Jesus:
 “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito”. Mateus 24.23-25

Candida Maria.




Um comentário:

  1. Candida, seu texto é muito sério e muito próprio para este momento, agradeço, vou adquirir o livro. Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir