Eu

Eu

domingo, 16 de agosto de 2015

PERDÃO NÃO É O QUE VOCÊ PENSA!


Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18. 22
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5. 44-48
Comecei a teclar sobre perdão agora a tarde. Disse que perdão não envolve sentimentos, mas, a submissão de nossa vontade à Vontade de Deus.
A nossa natureza não perdoa. Ela retalia. Ela se vinga. Ela mata. Isso mesmo: somos assassinos. Quantas pessoas matamos em nossas vidas, dentro do nosso coração? Quantas mergulhamos num inferno caldaloso de ressentimento e ódio? E outras congelamos sob a glacialidade de nossa indiferença e desprezo?
Eu, matei muitas. E então a gente procura esconder todo esse estado interior (que já virou nosso inferno) com atividades frenéticas, religiosidade, rituais, tradições, adorações, orações, intelectualidade biblica, uma suposta santidade e espirtualidade performática, que nos engana e engana até os outros, mas, não ao Senhor que olha o coração e nos esquadrinha.
O que é o Evangelho senão ao recebermos tão grande Perdão, Graça, Misericórdia, sermos agora veículos dela para os que estão ao nosso redor, principalmente aos que nos odeiam, perseguem, se fazem nossos inimigos, os que pecam contra nós? Jesus ensina na parabola do credor imcompassivel, aquele que não podendo pagar uma divida tão grande foi perdoado pelo seu senhor e saindo da presença do seu senhor encontrou um amigo que lhe devia e começou a cobra-lo e como este não podia pagar mandou prende-lo. O senhor quando soube disso chamou o homem que havia perdoado a dívida e lhe interpelou? Eu te perdoei uma grande divida e você não perdoou a divida muito menor de seu amigo? Pelo que fizeste ficarás preso e só saíra da cadeia quando me pagar o ultimo centavo.
É a mais profunda verdade espiritual do mundo. Em qualquer religião você a encontrará.
Enquanto você não perdoa tornasse prisioneiro do seu ressentimento, do seu ódio, da sua ira e nessa prisão paga até o ultimo centavo do seu tormento. E dá lugar ao diabo para morar em seu inferno existencial e ele o aprofunda e o alarga mais e mais, situação após situação, dia após dia...até nos afogar completamente nele.
Você pode lidar com seus ressentimentos, ódios, iras, à sua maneira, do sei jeito, ignorar, fingir que não existe, se vitimizar ou até embalar suas dores de forma masoquista. Você é livre para fazê-lo.
Mas, existe a sua maneira de fazer isso e existe a maneira que o Evangelho ensina: perdoe, ame...
E isso não são pedidos. São ordens que todo discipulo de Cristo deve cumprir. E não são sentimentos, são ações conscientes e volitivas, por isso é a submissão da nossa vontade à Vontade de Deus.
É o primeiro passo do discipulado. Você pode estar a qualquer altura de sua vida cristã: 1. 10, 20, 40, 50 anos de "crente" se no seu coração não houve perdão para aquele que lhe ofendeu você ainda não começou seu discipulado.
Porque somente se torna discipulo aquele que compreendeu que ao receber tão grande Graça, tão grande Perdão, não tem como negá-lo a quem quer que o tenha ferido. Não há como reter essa fonte de vida que brota do nosso interior.
Você precisa perdoar? Faça-o, faça-o agora, enquanto esta no caminho com a pessoa, deixe a tua oferta e te reconcilia com ela AGORA, antes que sejas aprisionado.
Não consegue? Ore a Deus e diga: não consigo. Eu fiz assim e Deus me deu condições de faze-lo e hoje sou livre.
Abençõe a pessoa que te amaldiçoa, abençõe a que te maldiz. Lhe dê amor. Vence o mal com o bem.
O mais o Senhor o fará. Se você leu isto e Deus falou ao seu coração, converse com Ele. Diferente de nós Ele não nos tiraniza, mas compreende os meandros da nossa alma, as nossas dores, limites, fraquezas, fragilidades, e nos ajuda a superá-las.
Fale com seu Deus e exponha para Ele o que sente e como se sente. Seu limite em perdoar e você verá Deus fazer milagres em sua vida, em sua alma, ao seu redor.
Quem diz isso? Alguém que viveu tudo isso e pela bondade de Deus alcançou a libertação das cadeias do ressentimento, do ódio, da falta de perdão. Eu vivi isso. Eu sei o que Deus pode fazer e o que Ele fez na minha vida. Eu sei o que Ele poderá fazer na sua. Vamos....


Nenhum comentário:

Postar um comentário