Eu

Eu

sábado, 30 de maio de 2015

ANJOS E DEMÔNIOS

"Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1.14
Seguindo o desafio proposto pelo meu mano Eduardo Ferreira da Silva, posto hoje o sexto versículo e gostaria de tecer alguns comentários sobre ele.
Existem inúmeras especulações sobre os anjos e outras até mesmo fantasiosas.
A bíblia fala dos anjos, mas, não se detêm em pormenores sobre eles. Sabemos que são criados, ou seja, foram criados por Deus, que são incontáveis e que possuem uma hierarquia. Anjos, Serafins, Querubins e Arcanjos. Possuem livre arbítrio, tanto que Lúcifer, que era da ordem dos Querubins desejou ser maior do que Deus e levou com ele 1/3 de anjos em sua rebelião.
Existem anjos do bem e anjos do mal (que degeneraram em sua rebelião contra Deus). Ambos possuem muito poder e sabedoria. Todos estão debaixo da Soberania de Deus, mesmo os rebelados e até satanás.
Anjos não devem ser adorados por serem criaturas e servos de Deus (o único digno de adoração é o Senhor), sempre que alguém que recebeu sua visita tentou adorá-los, eles negaram recebe-la.
Anjos agem a nosso favor a mando de Deus (Salmos 91) e não a nosso pedido. Eles vivem numa dimensão diferente da nossa, mas, podem penetrar em nossa dimensão, podem se apresentar em forma humana, somente obedecendo ordem de Deus e nunca por vontade própria.
Anjos não são onipotentes, onipresentes e nem oniscientes, somente Deus possui esses atributos. Sinto lhe dizer NÃO EXISTE ANJO DA GUARDA! NEM DE CURA, NEM ENTREGADOR DE CHAVE, NEM ENTREGADOR DE BANDEIRINHA, NEM COM VASSOURA DE FOGO, OU QUALQUER MALUQUICE DESSAS...
Crianças não viram anjos, o espirito humano é de outra natureza dos anjos, crianças, assim como todos humanos voltam para Deus e N'Ele vivem em plenitude.
Como disse anjos obedecem ordem de Deus, biblicamente vemos fazendo as seguintes ações: purificando do pecado (AT), enviando mensagens de Deus (AT), executando juízo de Deus (AT), consolando Jesus (NT), libertando Pedro da prisão (NT). Bom lembrar que no AT o Espirito Santo não habitava nos homens como agora e as ações de purificar pecado, trazer mensagens, discernimento, consolo são atributos d'Ele em nossas vidas, agora que habita conosco.
Há um grupo de anjos que já estão em prisão, supõem-se que sejam anjos que em Gênesis coabitaram com mulheres, mas, não há consenso sobre o assunto, sendo apenas especulações.
Assim como existe hierarquia entre os anjos de Deus, há entre os anjos rebelados. Existem especulações que anjos são "governantes" de nações, mas, não passam de especulações devido a declarações do profeta Daniel. Sobre anjos conhecemos dois: Gabriel, que diz de si mesmo que assiste diante do trono de Deus e vemos sua atividade de enviar mensagens em eventos especiais, as revelações de Daniel, Maria mãe de Jesus e Zacarias, pai de João Batista. O outro é o Arcanjo Miguel, identificado como príncipe de Israel (AT) e numa narrativa em Judas aparece disputando com satanás o corpo de Moisés e o repreendendo.
No mais o vemos em atividade no Apocalipse sempre sob ordem de Deus para executar seus juízos escatológicos.
Podemos concluir o seguinte: anjos estão sob domínio de Deus, fazem sua Vontade e somente Sua Vontade, não devem ser adorados (anjos que recebem e desejam adoração são os anjos rebelados), podem assumir forma humana e também revelar-se a nós (sempre sob ordem de Deus), eles trabalham a favor dos homens conforme as ordens de Deus (Não adianta pedir nada para anjo nenhum porque ele não pode fazer nada por você se Deus não o ordenar), eles são reais, são criados, tem outra matéria, vivem numa dimensão cósmica diferente da nossa, mas, penetram em nossa dimensão (sob ordem de Deus).
Anjos decaídos desejam adoração, são poderosos e podem infligir mal ao ser humano, além (opinião minha) de potencializar o mal no ser humano e alimentar-se desse mal, anjos decaídos se disfarçam de anjos de Luz, ou seja, são hábeis em engano, ou seja eles ludibriam exatamente naquilo que os anjos de Deus só fazem sob ordem de Deus, i. é, como são rebelados "dizem atender pedidos e receber adoração".
De tudo o que se pode concluir sobre isso é que Deus é Soberano sobre todos, em todas dimensões do Cosmos, que Ele é quem ordena tudo em nossas vidas, que é Ele quem ouve orações, que é Ele quem intervem em nossas vidas (se ordenando anjos não sei), é Ele que nos ensina, preserva, salva.
Anjos são coadjuvantes em tudo e nunca atores principais. Nesse enredo só existe um ator principal: Deus.
Candida Maria Ferreira da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário