Eu

Eu

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

COMUNHÃO OU SANTA CEIA, APENAS UM MEMORIAL!



E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Lc. 22.19 "
"E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.." I Cor. 11.24-25

Não dá pra ficar calada quando o assunto é o Evangelho. O que é a ceia ou a Santa Ceia, ou comunhão (para católicos). Jesus dá instruções bem claras a respeito da Ceia. Ela é um simbolismo do que haveria de acontecer dali há algumas horas com sua morte e um MEMORIAL.
Jesus parte o pão, SÍMBOLO do seu corpo, Jesus reparte o vinho com os discípulos SÍMBOLO do seu sangue derramado por nós.
Toda a cena da Páscoa (ultima a ser celebrada) é carregada de simbolismo. Jesus, sendo Deus, fica despido com uma espécie de toalha que lhe cobre as partes intimas e lava os pés dos discípulos, dando exemplo de Humildade e Amor (inclusive de Judas Iscariotes), "assim como eu que sou Senhor e Mestre o fiz, fazei uns com os outros". Pedro não queria, como o Mestre lhe lavando os pés? Mas, ele precisava ser asseado (como se diz no nordeste e no norte) porque quem está limpo, não precisa tomar banho novamente, mas, precisa assear-se, sempre fazer sua higiene: nos pés, nas mãos, na boca....Não fazemos isso todos os dias? O calor está aí, suamos, não estamos sujos quando chegamos no trabalho, mas, corremos ao banheiro para higienizar nosso rosto suado e grudento, nossas mãos que estão suadas, sujas das coisas que tocamos no trajeto: dinheiro, o coletivo. Assim é em nossa vida com Cristo, estamos limpos, mas, nunca devemos deixar de ser "asseados" pela Palavra de Cristo, "Sonda meu coração e vê se há algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno" Sl. 139.
Passando para Ceia, novamente Jesus usa o pão como símbolo. Ele já se assemelhara ao Pão da Vida, o Pão que desceu do Céu (em João), novamente ao partir aquele pão (que substituía os pães sem fermento da pessach e assim a antiga aliança da Lei)), Jesus SIMBOLIZA o seu corpo que seria "partido" na Cruz, no sacrifício vicário. Da mesma forma o vinho (que substitui o sangue do cordeiro imolado na pessach no Egito, que era uma pré figura de Cristo), SIMBOLIZAVA o sangue derramado na Cruz para nos libertar. E Jesus diz: Fazei isso em MEMORIA DE MIM. Portanto a Ceia é um memorial, ela não refaz o sacrifício de Cristo, porque ele foi Único, nem transforma o pão em corpo de Cristo e nem me faz como diz Padre Fábio de Melo (em entrevista) um corpo no Cristo para viver como Ele, a ceia não tem esse poder, ELA NÃO TEM PODER NENHUM É APENAS UM MEMORIAL COMO Jô Soares rebate.
Não é pela Ceia que temos comunhão com o Senhor, nossa comunhão com o Senhor é eterna desde que o reconheçamos como nosso Senhor e Salvador( João 15.4, 14. 23). É promessa de Jesus em tornar-se um em nós, como ele é um no Pai( João 17.20-26). Você pode não tomar ceia ou comungar nunca mais na vida e VAI CONTINUAR SENDO UM EM CRISTO PORQUE ESSA É A PROMESSA QUE ELE DEU AQUELES QUE CRÊEM EM SEU NOME!
Jô tá certíssimo e está erradissimo o padre que não se ateve aos textos bíblicos (que Jô ate aludiria a Paulo e nós escrevemos aqui), onde o Apóstolo segue o mesmo mandamento EM MEMÓRIA DE MIM.
Ora, aquele é o novo simbolo da aliança de que Cristo de seu corpo e seu sangue para o resgate de muitos e a cada celebração da Ceia "ANUNCIAMOS QUE ELE MORREU POR NOSSOS PECADOS" até que Ele venha/retorne para nos buscar.
O pão não vira corpo de Cristo e nem você vira Cristo na comunhão, pelo AMOR DE DEUS LEIAM A BÍBLIA. Cristo vive em nós através do seu Santo Espirito, Cristo JA VIVE EM NÓS e agora nos regenera, nos restaura, nos faz mais parecidos com Ele a cada dia, pela Palavra, pela oração e pelo chão da vida, cada luta, cada vida vivida é maneira de Cristo nos forjar cada vez mais parecido com Ele.
Se tomar uma hóstia fizesse isso, tava fácil... Igual culto de consagração de penteca que acha que saiu santo depois de pular, cantar e falar em línguas.... E não é....É caminhada, é chão da vida, é Graça....lá eu ou você temos o poder de querer se parecidos com Cristo? Onde? Se em nós está instalado o Império das Trevas e nós somos surtados como Lúcifer? Ai de nós se a Graça de Cristo não nos alcançasse e longanimamente ele não nos instruísse pela sua Palavra, pela oração e pelo chão da vida, estando conosco (Emanuel) e dentro de nós. O pão não pode ser transformar no corpo de Cristo porque: NÓS SOMOS O CORPO DE CRISTO! NÓS SOMOS A IGREJA, NOS SOMOS OS SACERDOTES. " Vivo não mais eu, mas, Cristo vive em mim" Afirma Paulo e não é por ritos que isso acontece, mas, pelo coração que se abre, se dilata, se reconhece pecador e carente da Cruz e toma consciência desse Evangelho da Graça, carrega sua cruz e o segue no caminho estreito. É o trabalho lento, lento que o Espírito vai fazendo que cavar em nossas entranhas espirituais um poço até que aguas de vida eterna brotem dele, porque já bebemos da Água da Vida.
Não se engane, muitos falsos profetas e enganadores tem saído a falar de Cristo, mas qualquer um que lhes apresentar outro evangelho (seja padre, pastor, pastora, líder de célula, bispo, apostolo, patriarca e o diabo) que seja anátema!
Em Cristo,
Nosso Eterno Pão e Eterno Vinho partido por nós!

Cândida Maria Ferreira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário