Eu

Eu

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O Deus dos melhores sonhos


   
"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera." (Ef 3. 20)

Leio a história de Noemi e Rute. Uma incrível e surpreendente história sobre a vida, o cotidiano, a esperança e as surpreendentes bênçãos de Deus. Como qualquer pai de família Elimeleque busca o melhor para a sua. Havia fome em sua terra e ele vai buscar novas oportunidades e prosperidade em outro lugar. Assim, junto com sua família toma a decisão mais acertada. Mas, a vida é a vida e no meio de seu projeto de uma vida tranqüila e boa, Elimeleque morre. Passados dez anos, casados, com uma vida toda pela frente, cheios de planos, morrem os filhos de Noemi.

É assim, bons planos perecem por muitos motivos. Talvez, porque a vida os leve por si mesmos, outras vezes porque não sabemos cultivá-los. Todo mundo um dia teve um sonho bom que morreu. Não há nada demais em sonhar bons sonhos. Ter bons projetos, considerar se aquele caminho é bom e seguir por ele. Faz parte da vida.
Noemi e o marido haviam sonhado bons sonhos, feito bons projetos para suas vidas. Ela tinha uma certeza, era abençoada. Tinha marido e filhos. Nunca que a calamidade lhe chegaria, porque ela tinha onde se amparar, naqueles tempos em que a mulher só podia ser amparada pelos membros masculinos de sua família.

Contudo, todas as certezas de Noemi se foram. Não apenas os seus bons sonhos, mas, suas mais firmes certezas. Ela estava só. Desamparada, velha, sem marido, sem filhos, sem nada. Não havia onde firmar seus pés, não havia mais certezas. O que seria dela?

Nossas certezas muitas vezes vão por água a baixo. Nossas fortalezas humanas, nossos cálculos, nossos saberes, nossos projetos pessoais. E nessa hora bate o desespero. O que fazer afinal? Mas, necessário se faz que assim seja para aprendermos a viver da fé!

Ela não viu solução, apenas podia voltar e viver da caridade. Nessa volta derrotada, sem mais certeza, vazia de tudo, contava apenas com sua nora. Ela que partira de sua cidade cheia de si e de segurança, voltava, sozinha e vazia. Duas mulheres. De que viveriam elas?

Coisas pequenas se tornam grandes na Mão de Deus. Uma nuvem do tamanho de um punho de um homem tornou-se chuva abundante, doze homens e um punhado de gente alvoroçaram o mundo do primeiro século. Tão pequenas que se tornaram grandiosas maravilhas na Mão do Todo Poderoso.

Deus tem sonhos melhores. Por isso Ele deixa morrerem os sonhos bons. Por isso Ele derruba nossas certezas, porque Seus Caminhos são mais altos do que os nossos e seus Planos melhores do que os nossos.

Ele vai alem do que pedimos e pensamos. Noemi e Rute só queriam sobreviver. Uma luta diária como qualquer um de nós. Mas, Deus lhe fez mais. Não apenas as abençoou e garantiu sua sobrevivência, mas, as fez veiculo de grande bênção para nós. Assim, de Rute e Boaz, nasce Obede, neto de Noemi, pai de Jessé, pai de Davi. O homem segundo o coração de Deus, a quem Ele prometeu um reinado eterno: Jesus.

Deus é assim. Vemos nossos bons sonhos e Ele projeta melhores. Vemos o hoje e Ele vê o amanha. Todos os seus projetos excelentes não podem deixar de ser cumpridos, nada pode impedir isso.

Só saberemos a extensão dos melhores projetos de Deus quando estivermos com Ele. Vemos o hoje, mas, Deus projeta o amanha.


Não desanime. Deus tem um projeto melhor, excelente para sua vida e não deixará de cumpri-lo. Os planos de Deus para nós são de paz, para nos dar um futuro e uma esperança. E através de você abençoar muitas vidas. Acredite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário